domingo, 17 de fevereiro de 2008

Hiran e algumas imagens inesquecíveis

Blog de Viagem - Jornadas Mágicas
Clique nas fotos para amplia-las.

Diário de bordo: Imagens e Ação


Temos vários fotógrafos no grupo, como Ilane, Suzane, Leila e Hiran. Há outros que não fazem alarde, mas que também não param de escolher os melhores ângulos para seus cliques.

Hiran é quem eu vejo mais concentrado em encontrar as melhores imagens, o tempo todo. Pelo menos, por enquanto. Ele fez as fotos abaixo, dos nossos primeiros momentos aqui, e acho que dizem mais do que centenas de palavras.

Veja e sinta o que estamos encontrando neste lugar mágico:

.......

Aqui, vemos a entrada do museu de Tiwanaku, ainda na Bolívia.



Na foto abaixo, uma tenda de vendas de artefatos típicos que encontramos em Tiwanaku. As mais compradoras do grupo cairam como formigas (claro que só as mulheres compravam. Nós, homens, observamos e não compramos nada.... sei)



Aqui, Hiran registrou os traços típicos de uma habitante dos Andes. Sempre com o semblante sério (exceto quando atendem alguém, com sorrisos enormes), carregando fardos nas costas (ou crianças, como podemos ver na foto seguinte) e de pele morena (o sol aqui, embora não apareça muito, pode queimar rapidamente, devido a falta de filtro atmosférico).


Veja a criança nas costas da mãe, nesta foto que o Hiran tirou próximo à fronteira. Esse é o modo típico de transporte de crianças na região. Considerando que a gente fica cansado muito rápido, devido a falta de oxigênio, essas mulheres andinas devem ter genes poderosos, para tanto exercício.



Na próxima foto
, vemos uma típica 'cholita', moradoras da região dos Andes bolivianos que herdaram aspectos culturais dos invasores espanhóis. O chapéu inclinado indica que esta cholita é solteira (um código centenário), porque as casadas usam o chapéu reto.

Não se deixe enganar pelas aparências: uma cholita pode guardar mais de cem MIL dólares no colchão de casa, em dinheiro vivo. Eu disse, CEM MIM DÓLARES. Algumas moram em casas de 300 mil dólares e chegam na casa das amigas com carros de 70 mil dólares. Algumas
cholitas dão festas que custam 30 mil... dólares, por 4 horas. A maioria delas são gordinhas, assim mesmo. Provavelmente, ligado a alimentação na idade adulta, porque as crianças têm, na maioria das vezes, peso pequeno. Falar delas, daria um livro.




A fronteira é esta bagunça que você está vendo. Para que comentar aquilo que já aparece nas fotos do Hiran, não é mesmo?



Nossa próxima parada é o hotel, para comer e dormir. Acho que já estou com minhas baterias acabando (e a do meu laptop... já estou na segunda bateria e ele está dizendo que o tempo acabou... até mais tarde).



Aldo Novak
Coach, conferencista e viajante ocasional

Jornada Sagrada Inca & Nazca Misteriosa

blog oficial http://JornadasMagicas.Blogspot.com

Você quer viajar conosco? Basta visitar as páginas abaixo:

Mistérios de Nazca
Novembro de 2008
(http://www.NazcaMisteriosa.com.br)

Conheça o Peru misterioso, romântico e cheio de aventuras. Venha jantar sobre o Oceano Pacífico e passear ao lado de milhões de pássaros, leões marinhos e pinguins. Participe de um passeio pelas dunas do deserto peruano ao anoitecer, e venha jantar sob o luar das estrelas, com uma banda de músicos só para nós em tendas armadas no meio do deserto. Vamos sobrevoar as misteriosas figuras no solo de Nazca com um avião fretado e, no dia seguinte um helicóptero vai descendo no hotel para levar você em um segundo sobrevôo. E isso é apenas o começo.


Jornada Sagrada Inca

Carnaval em Machu Picchu ( http://www.JornadaInca.com.br)

Visite a pirâmide Aymara, sinta a energia dos índios das ilhas de Los Uros no lago Titicaca, viva o ar romântico de Cusco e a imponência da fortaleza de Saqsaywaman. Descubra a maravilhosa feira artesanato de Pisac e a história de amor mágico de Ollantaytambo. Visite Machu Picchu duas vezes, relaxe nas piscinas de águas vulcânicas e viva a experiência de realmente conhecer o império Inca.


Viajando para fora. Olhado para dentro.
Mudando por inteiro em uma jornada inesquecível


Jornadas Mágicas http://www.JornadasMagicas.com.br

Um comentário:

Airam Jair disse...

Algumas coincidências que observo. O Hiran é o fotógrafo do grupo, eu amo fotografia, quero conhecer MP e sou Airam e o descobridor ocidental de MP é o Hiram. Boa viagem e até breve nos veremos em Machu Picchu.