sábado, 16 de fevereiro de 2008

Acertando o fuso interno da Jornada

Blog de Viagem - Jornadas Mágicas
Clique nas fotos para amplia-las.

Diário de bordo: Adeus Bolívia!


Deixamos a Bolívia para trás, e com ela um pouco de história.

Este é o segundo dia da viagem, mas o primeiro fora do Brasil - impressionante, mas estamos apenas há 1 dia, aqui, e tanta coisa já aconteceu!

Os próximos nove dias de viagem não terão a mesma altitude, por isso respiraremos melhor e poderemos comer normalmente. Também não teremos mais as centenas de pessoas cruzando nossos caminhos, forçando-nos a olhar para todos os lados, com as preocupações que trazemos do Brasil. Pelo contrário. A partir de agora, e nos próximos 9 dias, a previsão é de que o passeio seja muito mais calmo.

Aqui vale um comentário. Esta é a ultima vez que devemos seguir este caminho, pois a Terra Inca tem um roteiro ligeiramente diferente para 2009. Alcione, que já faz este caminho há mais de oito anos, redesenhou os primeiros dias de viagem e, a partir do próximo ano, conseguimos tornar a viagem ainda mais marcante, em seus primeiros dias.

Por isso, o blog do ano que vem já mostrará novidades, para a Jornada Mágica a Machu Picchu. Acho que vou sentir saudades deste povoado fronteiriço, com a energia e o caos que toda fronteira terrestre tem.

Olho para o relógio e ajusto o fuso horário. Na Bolívia estávamos duas horas mais cedo que no Brasil. Normalmente é apenas uma, mas o horário de verão mudou isso. Agora, no Peru, voltamos mais uma hora. Quando eu tiver que ligar para o Brasil, tenho que atentar para a diferença de três horas de fuso.

Algumas pessoas perguntam o que acontecerá agora, ou nas próximas horas. Michel (foto) é sempre preocupado com os procedimentos e os próximos passos da jornada.

Acho isso interessante, porque eu próprio sou como ele, mas sei que para que possamos tirar o máximo do aqui e agora, temos que nos desprender dos processos de tempos e movimentos que encontramos no Brasil.

Michel me lembra o capitão Jean-Luc Picard (foto), comandante da nave estelar Enterprise, em Jornada nas Estrelas - A Nova Geração. E, como é Belga (o capitão do filme é francês), parece que estou viajando com Jean-Luc em pessoa.

Até o modo de falar de ambos, assim como algumas frases, são parecidas. Compare. Tire a barba de um e coloque no outro.

Troque as roupas e teremos o melhor capitão de Jornada nas Estrelas viajando em nossa Jornada Mágica! Será que ele voltou no tempo e está viajando disfarçado conosco? (piadinha para os entendidos em Star Trek..)

Esqueça o relógio - disse Alcione

Lembro-me que, na primeira viagem que fiz para Machu Picchu, ainda como mais um viajante apenas, Alcione já dizia: "Aldo, deixe o relógio na mala. Quanto menos você olhar para ele, mas vai olhar para os lugares que estivermos visitando e as experiências que viver".

Ele estava certo. Nos anos que seguiram pude observar os viajantes que nos acompanhavam e sempre notei que aqueles que deixavam o Brasil e os comportamentos aprendidos no Brasil, tiram o máximo da viagem.

Cris, apelido da Maria Cristina Zala Alves, na foto à direita, deixa a bola rolar e parece não se importar muito com os horários ou o que vamos fazer a seguir.

Aprendo sempre com incanautas assim, que sabem aproveitar tudo o que estiver acontecendo - previsto ou imprevisto. Como na vida.

Mas, minha natureza tende a ser um pouco diferente, ainda. Por isso vejo um pouco de mim mesmo em Michel ou no Olavo (foto à esquerda).

Olavo é quieto, pensativo e analítico. Sabe o que dizer e não costuma falar sem que algo preciso deva ser dito.

Simpático e boa gente, Olavo segue conquistando os incanautas, um-a-um.

Em El Alto, onde foi tirada esta foto, ele foi um dos que se manteve viajando para dentro e buscando suas próprias sensações.

Minha tendência ainda é de controlar todos os detalhes, até quando estou em uma viagem. Naturalmente, estou aqui trabalhando, como conferencista e acompanhante do grupo. Eu olho para o relógio a cada 20 minutos, preencho fichas de análise, escrevo pensamentos e ainda faço o blog. Me reúno com Raquel a todo o momento e troco informações com o Alcione pelo rádio comunicador (ele está no ônibus número 2) sempre que necessário.

Checo meu Nextel, pois minha editora pode me chamar a qualquer momento para acertar detalhes do lançamento de um livro meu, para o próximo mês. Além disso, vou ajustando minha palestra (prevista para o Valle Sagrado) de acordo com algumas peculiaridades que vou encontrando, no caminho e nos incanautas.

Mas eu não estou fazendo turismo. Estou aqui para ajudar os incanautas a terem uma experiência fascinante e única. Os participantes podem - e devem - relaxar, olhar os campos de quínua que pintam o horizonte e as montanhas andinas, além de observar o lago Titicaca, que já podemos ver do lado de fora da janela.

Ou, podem fazer como Hiran (na foto ao lado), que silenciosamente observa e vive tudo, apontando sua câmera calmamente para registrar momentos que só podem ser vistos pelo paradigma de um fotógrafo.

Esta viagem está uma delícia.



Aldo Novak
Coach, conferencista e viajante ocasional

Jornada Sagrada Inca & Nazca Misteriosa

blog oficial http://JornadasMagicas.Blogspot.com

Você quer viajar conosco? Basta visitar as páginas abaixo:

Mistérios de Nazca
Novembro de 2008
(http://www.NazcaMisteriosa.com.br)

Conheça o Peru misterioso, romântico e cheio de aventuras. Venha jantar sobre o Oceano Pacífico e passear ao lado de milhões de pássaros, leões marinhos e pinguins. Participe de um passeio pelas dunas do deserto peruano ao anoitecer, e venha jantar sob o luar das estrelas, com uma banda de músicos só para nós em tendas armadas no meio do deserto. Vamos sobrevoar as misteriosas figuras no solo de Nazca com um avião fretado e, no dia seguinte um helicóptero vai descendo no hotel para levar você em um segundo sobrevôo. E isso é apenas o começo.


Jornada Sagrada Inca

Carnaval em Machu Picchu ( http://www.JornadaInca.com.br)

Visite a pirâmide Aymara, sinta a energia dos índios das ilhas de Los Uros no lago Titicaca, viva o ar romântico de Cusco e a imponência da fortaleza de Saqsaywaman. Descubra a maravilhosa feira artesanato de Pisac e a história de amor mágico de Ollantaytambo. Visite Machu Picchu duas vezes, relaxe nas piscinas de águas vulcânicas e viva a experiência de realmente conhecer o império Inca.


Viajando para fora. Olhado para dentro.
Mudando por inteiro em uma jornada inesquecível


Jornadas Mágicas http://www.JornadasMagicas.com.br

Nenhum comentário: