domingo, 3 de fevereiro de 2008

Em La Paz e suas curiosidades

Blog dos Incanautas 2008

Segundo dia, 07h30



O clima aqui está como esperado: frio. A temperatura está girando em torno dos 07 graus centígrados, o que é frio para nós, brasileiros, mas deve subir para uns 14 ou 15 graus, no correr do dia. Todos estão bem agasalhados e andando devagar, como se estivéssemos em um filme em câmera lenta.

La Paz é o município mais populoso da Bolívia, com 1 milhão e seiscentos mil habitantes, e um dos mais conturbados também. O atual presidente boliviano faz tantas burradas que é preciso mesmo ter cuidado por aqui. Revoluções podem acontecer a qualquer momento. Além disso, movimentos contrários ao governo também estão em todo lugar.

A cidade precisa avançar muito ainda. Mas há algumas curiosidades, como os ônibus locais. Veja, na foto abaixo (tirada pela Renata Schiffler) o típico modelo boliviano de ônibus...



A cidade de La Paz também é a capital mais alta do planeta, localizada a 3660 metros de altitude. Nada fácil, para nós Brasileiros que vivemos em altitudes muito menores.

O clima costuma mesmo ser bem frio, com uma média anual em torno dos 7,3° Celsius, mas a menor temperatura já registrada na cidade foi de -23,5°C no dia 8 de julho de 1986. Já pensou nisso? Vinte e três graus negativos?

Por outro lado, a maior temperatura (segundo o Weather Channel) aconteceu em 10 e 12 de novembro de 1999, quando a cidade atingiu os 25,7°C.

É, foi o verão deles!

Falando em verão, temos que falar em bloqueadores solares. Eu separo um lembrete para falar com o grupo sobre a importância de usar os bloqueadores solares aqui.

Você deve estar pensando: mas para que usar um bloqueador solar em um lugar que tem temperaturas variando de zero grau (de madrugada) até um máximo de 15 graus, durante o dia? Boa pergunta.

O objetivo de um bloqueador solar é bloquear os raios perigosos vindos do sol e que, parcialmente, são filtrados pela atmosfera. Ocorre que aqui em La Paz, por exemplo, estamos acima dos 3.500 metros de altitude. Portanto, temos MENOS 3.500 metros de filtro atmosférico entre nós e o Sol.

Como a radiação ultravioleta se intensifica 4% a cada 300 metros, aqui nós enfrentamos aproximadamente 45% mais radiação ultravioleta do que, digamos, em qualquer praia brasileira. O uso de bloqueadores, portanto, é obrigatório (embora, na verdade, vamos estar quase todo o tempo cobertos por várias camadas de roupas). Mas é importante manter o rosto com filtro solar. Pela mesma razão, o uso de óculos escuros é muito importante. Um boné, ou chapéu, é bem vindo.

Alcione já está chamando o grupo. Vamos, agora, subir mais uns 500 metros de altitude. Mais alto, mais frio e mais seco.
Só que, também, muito mais interessante!




Aldo Novak
http://www.JornadasMagicas.com.br

blog oficial http://JornadasMagicas.Blogspot.com

Você quer viajar conosco? Basta visitar as páginas abaixo:

Mistérios de Nazca
Novembro de 2008
(http://www.NazcaMisteriosa.com.br)

Jornada Sagrada Inca

Carnaval em Machu Picchu ( http://www.JornadaInca.com.br)

Viajando para fora. Olhado para dentro.
Mudando por inteiro em uma jornada inesquecível


Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: