segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Por que não Machu Picchu durante o carnaval?


Por que não Machu Picchu durante o carnaval?

Tenho recebido mensagens de pessoas perguntando a razão de não irmos, durante o próximo carnaval, para a região de Machu Picchu.

A resposta é simples: chuvas.

Nos últimos anos as chuvas têm aumentado muito na região dos Andes. Este ano, dois mil turistas tiveram que ser retirados de helicóptero (foto) de Machu Picchu, porque o trem que faz o caminho para Águas Calientes não podia chegar até a cidade.

Alcione Luiz Giacomitti, da agência Terra Inca, que produz o roteiro para a Academia Novak, sugeriu a alteração das datas exatamente para evitarmos esses desafios. Aceitei na hora!


Por isso, vamos para Machu Picchu somente em setembro de 2011, quando não há chuvas e as flores da primavera já estão cobrindo as montanhas andinas, com imagens de tirar o fôlego!

Nossa próxima viagem, este carnaval, será para a deliciosa Nazca, com temperatura diária entre 20 e 27 graus e sempre com "probabilidade" de chover apenas um dia no mês. Mas os desenhos no deserto já estão lá – alguns – há mais de 3000 mil anos e nenhuma chuva apagou.

Centenas de casas dos moradores nem possuem telhado – afinal, por que deveriam se proteger de algo que quase nunca acontece?

Curiosamente, a umidade relativa do ar não é menor, por causa disso. Na verdade, tanto em Machu Picchu, nos Andes, quanto Nazca, no deserto, têm tido umidade relativa de 70 por cento nos meses de fevereiro dos anos mais recentes. Seria de se esperar quem fossem muito diferentes. Não é necessário preocupar-se com isso.

A diferença mesmo é que em fevereiro/março chove todos os dias em Machu Picchu, em algum momento do dia, mas não cai nem uma gota em Nazca.

Então, está explicado porque não vamos mais para Machu Picchu no carnaval, não é? Vamos para Nazca. Sem ventos, sem chuva, mas com uma beleza inigualável.

Veja um pouco dessa beleza visitando nossa página de Nazca 2011!

Coach da viagem


Nenhum comentário: