quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Os incas conheciam outro idioma?


Hoje recebi um e-mail de Helder Amarante, coach que viajou conosco para Machu Picchu em 2008 e muito simpático.

(foto) Helder Amarante no sítio arqueológico de Silustani, conosco em 2008


Na mensagem, Helder trazia a notícia de que hoje, quinta-feira, arqueólogos anunciaram que foi descoberto um idioma perdido, falado pelos indígenas do norte do Peru. Portanto, não eram os Incas, mas certamente um outro grupo, talvez anterior, que vivia na região.

Os detalhes foram publicados hoje na revista científica 'American Anthropologist'.

A notícia diz que os arqueólogos “encontraram uma carta do século XVII, que trazia, no verso, números em espanhol e sua respectiva tradução para a linguagem desconhecida. O achado ocorreu em Trujillo, cerca de 560 quilômetros ao norte da capital Lima”, para onde vamos em março com o grupo de brasileiros na viagem Nazca Misteriosa.

As escavações foram realizadas nas ruínas de um complexo habitado por monges dominicanos por cerca de dois séculos. A carta estava sob um amontoado de adobe (tijolo grande de argila acrescido de palha ou capim).

"Nossas investigações determinaram que esse pedaço de papel registra um sistema numérico de uma linguagem que foi perdida durante centenas de anos", disse Jeffrey Quilter, arqueólogo do Museu Peabody de Arqueologia e Etnologia da Universidade Harvard. O idioma nunca mais teria sido ouvido a partir do século XVI ou XVII, segundo Quilter.

Para quem já esteve várias vezes nos Andes, sabe que os habitantes preferem ainda falar o quéchua, ao espanhol. As novas gerações, infelizmente, acham que quéchua é língua dos “velhos” e o governo peruano incentiva esta idéia, mas este idioma ainda é falado por milhões de pessoas da região andina. O Xamã que nos acompanha na viagem fala sempre quéchua com outros moradores andinos.

A carta, enterrada nas ruínas da igreja de Magdalena de Cao Viejo, no sítio arqueológico de El Brujo, foi achada em 2008. Mas os cientistas decidiram manter a descoberta em segredo até que a pesquisa apresentando evidências sobre o idioma perdido fosse publicada, este mês, na revista científica "American Anthropologist".

O Peru sempre surpreende, com uma história muito rica.

Nenhum comentário: